Política de privacidade

INTRODUÇÃO

A SafeCompany é uma empresa de Security Technology que comercializa uma plataforma digital em nuvem para integrar elementos de segurança patrimonial, ocupacional e cibersegurança, com recursos de inteligência, compliance, produtividade e gestão, visando apoiar as organizações a protegerem vidas, patrimônio, informação, operação e reputação, e a crescerem com mais confiança.

Esta Política de Privacidade abrange nossa plataforma, websites e redes sociais, e demonstra nosso comprometimento com os seus dados pessoais de maneira íntegra, responsável e ética, de acordo com as regras da Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – “LGPD”) e demais legislações aplicáveis, como a GDPR [1].

Ao utilizar nossa plataforma, websites e redes sociais, você afirma estar de acordo com o uso de suas informações da forma como esta Política de Privacidade descreve.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o nosso Encarregado/DPO – Data Protection Officer [2], Adriano Bono Chacon, pelo e-mail dpo@safecompany.com.br.

SOBRE A POLÍTICA DE PRIVACIDADE DE DADOS DA SAFECOMPANY

Esta Política de Privacidade informa quais dados pessoais coletamos sobre você, para que são utilizados, como e onde são armazenados e com quem são compartilhados. Também define os seus direitos em relação aos seus dados pessoais e indica quem você pode contatar para obter mais informações ou esclarecimentos a respeito desse tema.

Veja abaixo as seções deste documento:

  • Como coletamos seus dados
  • Quais tipos de dados pessoais coletamos
  • Quais bases legais usamos para tratar seus dados
  • Como utilizamos seus dados
  • Para quem divulgamos seus dados
  • Como protegemos seus dados
  • Por quanto tempo manteremos seus dados
  • Quais são seus direitos
  • Alterações nesta Política
  • Dúvidas, sugestões e reclamações

COMO COLETAMOS SEUS DADOS

Coletamos e tratamos dados pessoais sobre você ou sua empresa:

  • Durante nossa prestação de serviços a você ou aos nossos clientes;
  • Diretamente de você, titular dos dados, porque você nos fornece seus dados pessoais ou porque eles estão publicamente disponíveis;
  • Como resultado da sua interação com a SafeCompany, ao observarmos ou inferirmos seus dados pela maneira como você interage com nossa plataforma, websites e redes sociais; e fazemos isso para fornecer informações que acreditamos serem de seu interesse;
  • Por meio dos nossos clientes, caso em que tomamos medidas para garantir que os mesmos tenham cumprido com a legislação e regulamentos vigentes de privacidade e proteção de dados pessoais.

Informações sobre como usamos cookies e outras tecnologias de rastreamento via internet, podem ser encontradas em nossa Política de Uso de Cookies.

A SafeCompany entende a importância de proteger a privacidade e dados pessoais de crianças e adolescentes. Nosso website e nossos serviços não são projetados ou intencionalmente direcionados a crianças e adolescentes. Igualmente, não é nossa política coletar ou armazenar intencionalmente informações sobre este tipo de público. No entanto, em eventuais situações em que a coleta e o uso desses tipos de dados pessoais se fizerem necessários, como por exemplo na prestação de serviços que envolvam a coleta de imagens de vídeo, ou no registro de informações de pessoas envolvidas numa ocorrência, ou ainda na análise de dados pessoais de dependentes menores de idade, o tratamento ocorrerá no melhor interesse da criança e/ou do adolescente, nos termos da legislação vigente.

QUAIS TIPOS DE DADOS PESSOAIS COLETAMOS

Os dados pessoais que coletamos podem incluir: seu nome; idade; data de nascimento; sexo; endereço de e-mail; endereço residencial; país de residência; estilo de vida e circunstâncias sociais (por exemplo, seus passatempos); circunstâncias familiares (por exemplo, seu estado civil e dependentes); detalhes sobre emprego e educação (por exemplo, a organização para a qual você trabalha, seu cargo e seus detalhes educacionais, e imagens de vídeo nesses ambientes); informações financeiras e tributárias (por exemplo, sua renda e residência fiscal); suas postagens em blogs, fóruns, wikis e quaisquer outros aplicativos e serviços de mídia social que fornecemos; seu endereço IP; o seu tipo de navegador e idioma; seus horários de acesso; detalhes de como você usa nossos produtos e serviços; detalhes de como você gosta de interagir conosco e outras informações semelhantes.

Os dados pessoais que coletamos também podem incluir dados pessoais sensíveis, os quais são definidos por lei como sendo dados pessoais sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural.

Dessa forma, podemos coletar detalhes sobre seus requisitos dietéticos (por exemplo, quando a SafeCompany quiser lhe fornecer uma refeição durante um evento ou reunião), de saúde (por exemplo, para que possamos oferecer acomodações razoáveis para você em nossos prédios e na oferta de serviços) e de orientação sexual (por exemplo, se você nos fornece detalhes sobre seu cônjuge ou parceiro(a)).

Os tipos de dados pessoais e categorias especiais de dados pessoais que coletamos podem variar dependendo da natureza dos serviços que fornecemos a você ou aos nossos clientes, ou como você usa nossa plataforma, website e redes sociais. Em algumas circunstâncias raras, podemos também coletar outras categorias especiais de dados pessoais a seu respeito, seja porque você nos fornece esses dados ou porque somos obrigados a coletá-los em decorrência de requisitos legais impostos a nós.

QUAIS BASES LEGAIS USAMOS PARA TRATAR SEUS DADOS

A coleta e tratamento de seus dados pessoais, sensíveis ou não, baseiam-se nos fundamentos e hipóteses legais indicadas a seguir:

(a) mediante o fornecimento do seu consentimento para tratamento de seus dados, como por exemplo, para lhe conceder acesso a plataforma SafeCompany ou disponibilizar algum material de marketing em nossos websites e redes sociais. Caso você não queira mais receber quaisquer materiais de marketing nossos, basta clicar na função “Cancelar o recebimento de e-mails” que consta ao final da comunicação ou e-mail recebido.

(b) quando houver legítimos interesses da SafeCompany no oferecimento e entrega de nossos serviços para você ou para nossos clientes, bem como para o funcionamento eficaz e lícito dos nossos negócios, desde que tais interesses não sejam superados pelos seus interesses direitos e liberdades fundamentais.

(c) para observância de obrigações legais e regulatórias aplicáveis que podem exigir a coleta, armazenamento e compartilhamento de seus dados pessoais a fim de atender disposições legais e regulatórias, tais como (i) manutenção de registros para fins fiscais ou fornecimento de informações a um órgão público ou órgão de aplicação da lei; (ii) cumprimento de obrigações trabalhistas e previdenciárias; (iii) cumprimento de obrigações de combate à corrupção, lavagem de dinheiro, fraude e condutas irregulares.

(d) para exercer regularmente nossos direitos, como por exemplo, para exercer nosso direito de defesa em algum processo judicial ou administrativo.

(e) para proteção da vida ou da incolumidade física sua ou de terceiro e/ou tutela da sua saúde.

(f) para garantia da prevenção à fraude e à sua segurança, nos processos de identificação e autenticação de cadastro em sistemas eletrônicos.

COMO UTILIZAMOS SEUS DADOS

Na prestação de serviços aos nossos clientes

Usaremos seus dados pessoais para poder fornecer serviços a você ou aos nossos clientes (quando atuamos na condição de OPERADOR dos dados). Como parte disso, podemos usar seus dados pessoais no processo de acesso à nossa plataforma e no decorrer da correspondência relacionada aos serviços prestados. Tal correspondência pode ser com você, nossos clientes, outros membros da SafeCompany, nossos prestadores de serviços ou autoridades competentes. Também podemos usar seus dados pessoais para realizar verificações de due diligence relacionadas aos serviços.

Como fornecemos serviços diversos aos nossos clientes por meio da nossa plataforma, a maneira como usamos dados pessoais em relação a cada serviço também varia. Por exemplo, podemos usar dados pessoais:

  • Sobre os funcionários, fornecedores, parceiros e clientes de um cliente, durante a realização de uma pesquisa cadastral ou avaliação de perfil ético para um cliente;
  • Sobre os funcionários, fornecedores, parceiros e clientes de um cliente, durante a análise de visão computacional de vídeos de CFTV ou no registro de ocorrências num cliente;
  • Sobre os funcionários, fornecedres, parceiros e clientes de um cliente, durante o monitoramento de sua geolocalização ou no recebimento de relatos de irregularidades realizadas num canal de comunicação online.

Em outras atividades que fazem parte da operação de nossos negócios

Também podemos usar seus dados pessoais para ou em conexão com:

  • Requisitos legais ou regulamentares;
  • Solicitações e comunicações de autoridades competentes e órgãos reguladores;
  • Fins administrativos demandados por nossos clientes;
  • Contabilidade financeira, faturamento e análise de riscos;
  • Relacionamento com o cliente, que pode envolver: (i) envio de conteúdos de eminência ou detalhes sobre nossos produtos e serviços que acreditamos que possam ser de interesse para você; (ii) entrar em contato com você para receber feedback sobre os serviços; e (iii) entrar em contato com você para outros fins de mercado ou pesquisa;
  • Fins de recrutamento e de desenvolvimento de negócios (por exemplo, depoimentos de funcionários de um cliente podem ser usados como parte de nossos materiais de recrutamento e desenvolvimento de negócios, com a devida permissão desse funcionário);
  • Serviços que recebemos de nossos consultores profissionais, como advogados, contadores e consultores;
  • Proteção de nossos direitos e os de nossos clientes.

Em nossos websites e redes sociais

Para aprimorarmos nossos serviços e melhorarmos continuamente a experiência de navegação em nossos websites e redes sociais, coletamos informações importantes de nossos usuários.
 
Informações cadastrais: em nossos websites existem formulários eletrônicos para que você (usuário) cadastre seus dados pessoais e informações de sua empresa, possibilitando que façamos contato via e-mail ou telefone, para comunicar informações sobre os diversos serviços que ofertamos, bem como para a divulgação de conteúdos técnicos e de marketing.
 
Pesquisas técnicas: dados específicos seus e de sua empresa também poderão ser utilizados por nós para pesquisas técnicas e fins estatísticos. Ao responder questionários eletrônicos de avaliação, os dados e informações inseridos por você (usuário) serão arquivados em um banco de dados geral e utilizados de forma consolidada como parte de estudos que realizamos. Informamos que os seus dados pessoais e os da sua empresa não serão individualizados ou revelados.
 
Ao se cadastrar, você (usuário), consente expressamente [3] com a coleta, uso, armazenamento e tratamento de seus dados pessoais e os de sua empresa, para os seguintes fins: realização de contato com o usuário para prover informações sobre os diversos serviços que ofertamos; divulgação de conteúdos técnicos e de ações de marketing;  condução de pesquisas técnicas, para fins estatísticos. Você (usuário) nos fornecerá dados pessoais e dados de sua empresa, tais como: o seu nome, sobrenome, cargo, área de atuação, preferências de contato, áreas de interesse, a razão/denominação social ou o nome fantasia da sua empresa, e-mail e telefone de contato.

PARA QUEM DIVULGAMOS SEUS DADOS


Em conexão com um ou mais dos fins descritos na seção “Como utilizamos seus dados” acima, poderemos divulgar detalhes sobre você para: outros membros da SafeCompany; terceiros que nos prestam serviços ou com os quais mantemos integrações tecnológicas de nossas soluções; autoridades competentes (incluindo tribunais e autoridades que nos regulam); empresas de tecnologia responsáveis pelo armazenamento e garantia de segurança no tratamento de seus dados; seu empregador e/ou seus assessores; seus conselheiros; agências de referência de crédito; ou outras organizações que nos ajudam a tomar decisões sobre crédito e reduzir a incidência de fraudes e outros terceiros que razoavelmente exigem acesso a dados pessoais relacionados a você para um ou mais dos fins descritos na seção “Como utilizamos seus dados” acima.

Observe que alguns dos destinatários de seus dados pessoais mencionados acima podem estar localizados em países fora do Brasil ou fora da União Europeia, cujas leis podem não oferecer o mesmo nível de proteção de dados. Nesses casos, asseguraremos que adotaremos todas as providências possíveis para proteger seus dados pessoais em conformidade com nossas obrigações legais. Quando o destinatário não é um membro da SafeCompany, a garantia adequada pode ser um acordo de transferência de dados com o destinatário, com base em cláusulas contratuais-padrão aprovadas pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) ou outra autoridade competente para transferências de dados pessoais de outros países.

Também disponibilizamos mais detalhes sobre as transferências descritas acima e as garantias adequadas usadas pela SafeCompany com respeito a tais transferências (incluindo cópias de acordos relevantes), através do Fale Conosco.

Também podemos precisar divulgar seus dados pessoais, se exigido por lei, para entidades reguladoras ou durante processos judiciais.

Podemos compartilhar informações não pessoais, não identificadas e agregadas com terceiros para diversos fins, incluindo análise de dados, pesquisas, contribuições, conteúdos de eminência e fins promocionais.

Ao fornecer informações em nossa plataforma, websites e redes sociais, você concorda com as divulgações descritas acima. 

COMO PROTEGEMOS SEUS DADOS

Usamos uma série de medidas físicas, eletrônicas e gerenciais para garantir que seus dados pessoais se mantenham seguros, precisos e atualizados. Essas medidas incluem:

  • Medidas tecnológicas de segurança, incluindo firewalls, criptografia e software antivírus;
  • Medidas de segurança física, tais como passes de segurança de empregados para acessar nossas instalações.
  • Privacy by design: utilizamos metodologias de desenvolvimento de software que introduzem os conceitos de segurança de dados pessoais e sensíveis nas etapas iniciais de concepção da arquitetura e funcionalidades do sistema.
  • Educação e treinamento de todos que interajam com os seus dados, para que eles estejam cientes de nossas obrigações de privacidade e proteção de dados ao lidar com dados pessoais;
  • Controles administrativos e técnicos para restringir o acesso a dados pessoais, condicionados à necessidade de conhecimento;

Apesar de usarmos medidas de segurança apropriadas, uma vez que recebemos seus dados pessoais, a transmissão de dados pela internet (inclusive por e-mail) nunca é completamente segura. Nós nos esforçamos para proteger os seus dados pessoais, mas não podemos garantir a segurança dos dados transmitidos para nós ou por nós.

Visando a devida proteção e tratamento de seus dados pessoais em conformidade com a LGPD, além das demais leis aplicáveis, nós nos comprometemos à:

  • Adotar medidas de segurança, técnicas e administrativas para proteger os dados pessoais de acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou qualquer forma de tratamento inadequado ou ilícito;
  • Manter registro das operações de tratamento de dados pessoais realizadas, especialmente quando baseado no interesse legítimo;
  • Comunicar, em prazo razoável, à Autoridade Nacional de Proteção de Dados e ao titular a ocorrência de incidente de segurança que possa acarretar risco ou dano relevantes aos titulares;
  • Utilizar para o tratamento de dados pessoais sistemas que sejam estruturados de forma a atender aos requisitos de segurança, aos padrões de boas práticas e de governança e aos princípios gerais previstos na LGPD;
  • Eliminar os dados pessoais após o término de seu tratamento, no âmbito e nos limites técnicos das atividades, autorizada a conservação para as finalidades previstas em lei; e
  • Observar as diretrizes, normas e regulamentos editados pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

POR QUANTO TEMPO MANTEREMOS SEUS DADOS

Nós manteremos seus dados pessoais em nossos sistemas pelo maior dos seguintes períodos: (i) enquanto for necessário para a atividade ou serviços relevantes; (ii) qualquer período de retenção exigido por lei; (iii) fim do período no qual os litígios ou investigações em relação aos serviços possam surgir; (iv) enquanto válido seu consentimento, nas hipóteses aplicáveis; (v) nos termos da legislação vigente.

QUAIS SÃO SEUS DIREITOS

Você possui vários direitos em relação aos seus dados pessoais, os quais podem ser exercidos a qualquer tempo, de forma gratuita através de solicitação registrada por você ao nosso Encarregado/DPO – Data Protection Officer [2], pelo e-mail dpo@safecompany.com.br.

Em particular, você tem o direito de:

  • Obter confirmação de que estamos tratando seus dados pessoais e solicitar uma cópia dos dados pessoais que mantemos sobre você;
  • Pedir que atualizemos os dados pessoais que mantemos a seu respeito ou corrijamos dados que você acha que estão incorretos ou incompletos;
  • Retirar o consentimento concedido para o processamento de seus dados pessoais, bem como solicitar sua eliminação (na medida em que tal processamento tenha como base o consentimento);
  • Solicitar a portabilidade dos dados pessoais que temos sobre você para outro fornecedor de produtos ou serviços, desde que respeitados os segredos comercial e industrial, bem como confidencialidade aplicável;
  • Obter informações sobre com quem realizamos o uso compartilhado de seus dados;
  • Solicitar que os seus dados pessoais que você entenda como desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a LGPD, sejam anonimizados, bloqueados ou eliminados;
  • Solicitar a revisão de decisões tomadas unicamente com base em tratamento automatizado de dados pessoais.

ALTERAÇÕES NESTA POLÍTICA

Podemos modificar ou atualizar esta Política de Privacidade de tempos em tempos. A cada modificação ou atualização realizada, a data de última revisão da política será atualizada e marcará a aplicação da nova Política de Privacidade. Portanto, incentivamos que você periodicamente revise esta Política de Privacidade para manter-se informado sobre como estamos protegendo os seus dados pessoais.

DÚVIDAS, SUGESTÕES E RECLAMAÇÕES

Se você tiver quaisquer dúvidas ou não estiver satisfeito com a maneira como tratamos seus dados pessoais ou com qualquer questão ou solicitação relacionada à sua privacidade, você pode encaminhar a sua dúvida, sugestão ou reclamação para nosso Encarregado/DPO – Data Protection Officer [2], pelo e-mail dpo@safecompany.com.br.

[1] General Data Protection Regulation (GDPR) (Regulation (EU) 2016/679) é um regulamento pelo qual o Parlamento Europeu, o Conselho da União Europeia e a Comissão Europeia têm como objetivo reforçar e unificar a proteção de dados para todos os indivíduos da União Europeia (UE). Os principais objetivos do GDPR são dar controle aos cidadãos europeus sobre seus dados pessoais e simplificar o ambiente regulatório para negócios internacionais, unificando o regulamento dentro da UE.

[2] Data Protection Officer (Oficial de Proteção de Dados): Representante da organização para responder pela gestão dos dados pessoais e implementação da lei em sua organização. Será responsável pela implementação de medidas técnicas e organizacionais adequadas para assegurar e demonstrar que os dados pessoais, mantidos pela empresa, estão em conformidade com os requisitos da GDPR.

[3] Consentimento expresso do usuário consoante os termos do inciso IX do artigo 7º do MCI e conforme o disposto no artigo 6º, 1, “a” do GDPR.