Cadeias logísticas mais amplas, longas e complexas exponencializam os riscos para empresas do segmento, exigindo uma nova abordagem de segurança e controles, capaz de proteger as operações em todo lugar e a todo momento.

A transformação digital e, quem diria, a pandemia da COVID-19, provocaram e ainda continuam provocando mudanças significativas nos ecossistemas de produção e abastecimento e nos hábitos de consumo num ritmo vertiginoso.

Este contexto exige dos operadores logísticos e transportadoras agilidade, flexibilidade e controle cada vez maiores sobre suas operações, com uso intensivo de tecnologias e capacidade de microgerenciamento em tempo real para que produzam resultados com maior eficiência e mantenham-se competitivos nos mercados em que atuam.

Neste cenário dinâmico e de grande complexidade, as soluções de segurança e controle tradicionais mostram-se limitadas para proteger as operações contra invasões, desvios e roubos de carga. Adicionalmente, não conseguem oferecer visibilidade sobre a produtividade e continuidade das cadeias de abastecimento e distribuição, inclusive logística reversa, e tampouco mostram foco para otimizar ou reduzir os custos atualmente incorridos pelos empresários com a estrutura e equipamentos de segurança e controle.

Operadores logísticos e empresários do ramo de transporte buscam soluções que combinem expertise, uso de inteligência e excelência na gestão de segurança empresarial, com tecnologias disruptivas que sejam fáceis de implementar em seus negócios. Buscam, portanto, estabelecer ou transformar suas funções de segurança e controle de forma mais moderna, gerenciando riscos ao mesmo tempo em que reduzem custos e potencializam seu crescimento e resultados.

Para esse empresário, faço uma provocação: Já imaginou se o seu olhar e atenção pudessem acompanhar , em tempo real, cada etapa e detalhe crítico do seu negócio, dos centros de distribuição e cross-docking aos tempos e movimentos da frota de veículos?

E se você tivesse condições de controlar de forma remota os seus processos de segurança patrimonial e ocupacional, e pudesse acompanhar o comportamento e produtividade de seus funcionários e prestadores de serviço?

E se fosse possível controlar de forma inteligente e automatizada os perímetros e o fluxo de acesso às portarias, pátios, estacionamentos e áreas restritas ou segregadas, os procedimentos de recebimento e expedição nas docas, a organização dos estoques e os principais indicadores de produtividade e disponibilidade da sua operação?

E se para isso você conseguisse aproveitar os investimentos que já fez em sistemas e equipamentos de segurança e controle (ex.: alarmes e câmeras), integrando-os e potencializando-os com uma camada de inteligência artificial?

Foi com tudo isso em mente que criamos a plataforma SafeCompany. Uma solução integrada, versátil e fácil de usar, que amplia a visão e controles sobre o seu negócio e transforma sua função de segurança.

Conte com análise de riscos e inteligência embarcadas numa plataforma de monitoramento proativo, com automação de procedimentos e gestão integrada com foco preventivo e de melhoria contínua. E tenha tudo isso na palma da sua mão, em seu celular ou tablet.

Evite perdas, reduza incidentes e otimize seu CAPEX e OPEX. Conheça o que a SafeCompany pode fazer pelo sucesso do seu negócio.

Texto adaptado da publicação realizada originalmente em 29/Abr/2020 no site www.ictssecurity.com.br.

Veja também